História da Disco Music

Blog de mpsmelo :Housemaster (DJ´s Underground), HISTÓRIA DA DISCO MUSIC

HOUSEMASTER NA ÁREA GENTE BOA… BOM COMO TÔ DEMORANDO UM POUCO PRA ATUALIZAR E OS MEUS AMIGOS DE PLANTÃO ESTÃO COBRANDO MAIS MATÉRIA.. TIPO ASSIM ( PS COLOCA MAIS MATÉRIA.. PS MANDA MAIS MATÉRIA,, PS TU NUM VAI ATUALIZAR MAIS NÃO,, E TAMBEM TEM ASSIM ,, Ô PSMELO TÚ TA ME DECEPCIONANDO,.{#}HEHEHE) ENTÃO HOJE VOU ATUALIZAR VALENDO POR 3 OU 4… PRA DETONAR A ANCIA PELA INFORMAÇÃO,.. OK ..{#} ENTÃO VAMOS ABRINDO A SEMANA COM A ERA DISCO E DEPOIS AGENTE VÊ O QUE FAZ,,,ACOMPANHEM QUE VAI SER MUITO SHOW, HUM JÁ IA ESQUECENDO. SÓ PRA ILUSTRAR A MATÉRIA O MOÇO AI EM CIMA SE CHAMA GIORGIO MORODER, VERDADEIRO ÍCONE DAS PRODUÇÕES NA ERA DISCO, OLHEM SÓ A SALA DO CARA,, HOJE EM DIA UM PC BEM MONTADO SUBSTITUI 80% DE TUDO ISSO AI. BEM QUE SEM CRIATIVIDADE O CARA PODE TER O MELHOR PC DO MUNDO QUE NÃO SAI É NADA {#}… ABRAÇOS EM TODOS .. FIKEM NA PAZ DO SENHOR! {#}


HISTÓRIA DA DISCO MUSIC Discos de vinil

Não se sabe exatamente como e quando o movimento disco começou. Alguns dizem que ele surgiu no início dos anos 70, nas discotecas de Chicago, Nova York e Filadélfia, onde haviam festas totalmente dançantes, freqüentadas por um público alternativo. Outros afirmam que a disco music só começou mesmo depois da abertura da Studio 54 – em Nova York – e do lançamento do filme “Embalos de Sábado à Noite”, em 1977, que foi a época em que a mania se espalhou pelas rádios, gravadoras, discotecas e estava gerando bilhões por ano. No entanto, a Disco não foi um gênero musical pré-fabricado, criado em um curto período de tempo em que se possa estabelecer um ponto original determinado. Isso porque quando se fala da Disco Music, define-se um estilo musical que surgiu a partir da transformação de elementos de diversos gêneros musicais como do Soul, Jazz e Funk. Assim, para contar a história da música Disco é preciso viajar um pouco em cada um desses estilos até que se tenha formada a chamada Disco Music.

O que é Disco afinal?

Antes de entrarmos na história da Disco Music seria interessante definirmos e dizer sobre o que é que estamos falando, o que é essa tal de Disco, tão mencionada até agora. Quando falamos Disco, inúmeros significados surgem nas nossas cabeças como, por exemplo, música, dança, moda, ritmo, movimento, alegria, emoção. No âmbito musical, Disco é um imenso complexo de arranjos orquestrados formado por cornetas e cordas, bonitas melodias e batidas que são o autêntico som e sentimento das pulsações do coração humano capazes de produzir efeitos psicológicos e fisiológicos na mente e no corpo de qualquer pessoa.

Para se chegar a esse som chamado Disco, passou-se por um longo processo de criação que começou no início dos anos 60, quando a música negra (blackmusic) passava por grandes modificações. A música disco, ao contrário de muitos outros estilos musicais da história, não nasceu de uma acidental produção de novos músicos ou cantores performistas de rua, mas foi uma forma artística que nasceu de um profundo entendimento da psicologia musical e do poder dos arranjos musicais elaborados por produtores, arranjadores e maestros de orquestras sinfônicas que, tomando como base a música negra que estava ganhando reconhecimento nos Estados Unidos, conseguiram definir o início da Era Disco, em 1974, em termos de música popular. As batidas ritmadas como a do coração, a percussão abundante, as vozes e arranjos vocais requintados, arranjos rítmicos de alto trompete e de corda são propriedades da música Disco que revelam o quanto a música era calculada em detalhes desde composição, arranjo, produção e mixagem até nos efeitos artísticos, filosóficos e psicológicos de cada obra.

Influências: LP versus CD.

A maioria dos sons que compõem a música dance surgiram da fusão do Soul dos anos 60 com o Jazz Latino. Música composta por negros que, inicialmente, não obtinham sucesso devido ao preconceito da sociedade e, por isso, se mantinham apenas nos guetos escondidos. No entanto, no início dos anos 60, os negros ganharam mais espaço e tiveram mais liberdade para criar e experimentar novos sons, que mais tarde seriam usados pela disco music. Durante a metade dos anos 60 e início dos anos 70, época em que as maiores gravadoras de música negra como a Motown Group, Atlantic and Atco e Stax dominavam o cenário da música soul dance, produtores, arranjadores e maestros começaram a criar sons, que se diferenciavam pelo aumento do tempo do compasso e do uso de cordas, adicionando energia e excitação a qualquer música criada ali.

Outras gravadoras seguiram o exemplo e também começaram a experimentar novos arranjos com instrumentos de sopro, flautas, trompetes e cornetas, levando a música “dance” para uma maior audiência. Assim chegou o Funk, que se caracterizava por uma batida que tinha um tempo próprio, elementos percussivos mais sofisticados e o sax, elementos que, mais tarde, seriam incorporados pela música Disco.

Até aqui só temos a influência da música negra – o soul e o funk, que eram de difícil aceitação pela audiência branca. Nesse sentido, para expansão da música foi necessário um novo som que permitisse aos brancos descobrir o soul. Assim, surgiu o Jazz, que utilizando uma percussão mais latina, envolveu o soul com um sentimento mais pop e propagou a música negra no mundo. Passamos agora para os anos 70, os elementos da disco estão se juntando. Após o desenvolvimento do Soul, surgimento do Funk e o toque do Jazz, a disco music começou a se formar.

Como podemos ver, é um erro de concepção comum que se faz quando dizem que a Disco Music surgiu nas boates gays da América no início dos anos 70. A música Disco, apesar de ter tido grande influência de sons desenvolvidos nas boates GLS, foi muito maior e mais complexa do que isso, mesmo porque, pelo que pudemos observar, a música Disco já era popular e circulava, já há algum tempo, por vários lugares. Também se falava que os filmes “Saturday Night Fever” e “Thank’s God It’s Friday” foram importantes pontos de virada para a chegada do movimento Disco. Para aqueles que acreditam que a Disco foi apenas a pop dance music dos Bee Gees, isso seria verdade, porém a história tratada aqui se refere ao que chamamos no geral de Disco Music.

Chegada da Disco:

A Disco music começava a se expandir. A primeira gravadora responsável pelo movimento foi a Salsoul Records, na Filadélfia, que misturava a música latina, salsa, soul e arranjos orquestrais. Foi a Salsoul que produziu, talvez, o primeiro hit considerado Disco no mundo,  chamava-se  “The Hustle” – que chegou até as boates e fez o maior sucesso. Outras gravadoras foram de grande importância para que a música Disco ganhasse o mundo, como Gold Mind e principalmente West End Records, que pertencia a Mel Cheren, denominado o padrinho da Disco por suas idéias inovadoras que possibilitaram a criação de sons de qualidade gravados e promovidos em diversos clubes noturnos da época.

A partir de então, surgiram diversos hits que não saíam das rádios e embalavam a todos nas diversas boates do mundo, movimentando um grande número de jovens que queriam sair para dançar e agitar a noite inteira. A disco ganhava espaço no cinema, assim como também na televisão. Surgiam diversos talentos como Kc & The Sunshine, Village People, Sister Sledge, Chic, Earth, Wind and Fire, Gloria Gaynor, Donna Summer e diversos outros que emplacaram grandes sucessos que são tocados até hoje. Famosas discotecas como a Studio 54 e Paradise Garage, em Nova York , despontavam empolgando multidões em uma pista iluminada por globos e luzes coloridas que ao som da Disco Music não paravam de dançar.

A Disco chegou a gerar US$ 8 bilhões por ano para indústria musical. Em 1978, as estações de rádio Disco alcançaram os maiores índices de audiência do mercado americano. No entanto, no final de 1979, a música Disco sofreu uma grande queda. O movimento que havia crescido de forma tão rápida e tão grandiosa perdia seu espaço nas boates que começavam a fechar, na mídia e no mercado. Apesar disso, a música disco foi capaz de modificar-se ao longo desses anos, incorporar novas tecnologias e continuar sendo tocada, seja através dos novos estilos musicais que surgiam sob sua influência como o Techno, House, Rap, Acid ou a partir de regravações de músicas da época em um novo estilo que continua fazendo muito sucesso.


Uma opinião sobre “História da Disco Music”

Agradecemos a sua participação.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Dj Culture. Eletronic Music. Art of Mixing. Video Mix

%d blogueiros gostam disto: